NACIONAL -

NACIONAL - -
PSP aponta conselhos para umas Férias em Segurança

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Durante a época de Verão, a Polícia de Segurança Pública (PSP) apela aos cidadãos para terem em conta alguns procedimentos para a sua segurança.

Se vai de férias, a PSP tem disponível o programa “Verão Seguro-Chave Directa”, que teve início a 15 de Junho e termina a 15 de Setembro. O programa é gratuito e pode ser solicitado numa esquadra da PSP, no site www.psp.pt ou através do link: https://veraoseguro.mai.gov.pt/Pages/Home.aspx.

“VERÃO SEGURO-CHAVE DIRECTA”

O Programa tem como finalidade «vigiar as residências durante o período que se encontra de férias, com passagens frequentes, para verificar se as portas e janelas estão intactas ou se houve alguma tentativa de arrombamento», refere a força policial em comunicado.

CONSELHOS

«Porque a prevenção nunca é demasiada», a PSP relembra alguns conselhos antes de se ausentar, tais como, verificar se as portas e janelas estão bem fechadas, pedir a um vizinho ou familiar que abra regularmente as persianas ou cortinas durante o dia e que ligue a iluminação interior algumas noites, não deixar acumular a correspondência na sua caixa de correio, guardar em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objectos de arte e não comentar com ninguém estranho que vai de férias.

PARA QUEM VAI VIAJAR DE AUTOMÓVEL

Para quem vai viajar de automóvel, a PSP aconselha a «verificar as condições de segurança do veículo e o acondicionamento da bagagem, que deve estar distribuído de forma a haver maior estabilidade do veículo».

A escolha do itinerário é também algo a ter em atenção. «Opte por estradas com menos movimento e evite, se possível, as horas de ponta e fazer a viagem nas horas de maior calor», pois a «fadiga, a doença, refeições pesadas, medicamentos, álcool, entre outros factores, prejudicam a capacidade para conduzir».

O uso do cinto de segurança é obrigatório e deve ser usado não só pelo condutor mas por todos os passageiros. Outro factor importante ao longo da viagem é fazer paragens regulares, mesmo que não se sinta cansado. Evite manobras perigosas e não exceda os limites de velocidade.

Quando estacionar, não deixe objectos de valor visíveis do exterior, nunca guarde as chaves sobresselentes no interior da viatura e deixe o lado do motor virado para o local mais visível e mesmo que a sua ausência seja breve, nuca deixe o motor a trabalhar.

A PSP aconselha, ainda, a não ingerir bebidas alcoólicas e não tomar medicação que possa interferir nos seus sentidos.

PARA OS PAIS

Se tem filhos entre os 2 e 10 anos, podem também aderir ao Programa “Estou Aqui”, que consiste na utilização de uma pulseira com código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados, que permite identificar as crianças quando se perdem e contactar os pais de imediato.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS