SEGURANÇA -
PSP promoveu acções descentralizadas de recolha de armas

O Comando Distrital da PSP de Braga, através do Departamento de Armas e Explosivos, efectuou acções de recolha voluntária de armas em diversos concelhos do distrito de Braga (Fafe, Celorico de Basto, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Esposende).

Em comunicado, a PSP explica que estas acções tiveram como objectivo facilitar a população local na entrega voluntária de armas de fogo detidas fora das condições legais, possibilitar a regularização da situação administrativa daquelas que, não estando legais, sejam legalizáveis e prestar outros esclarecimentos no âmbito do Regime Jurídico das Armas e Munições.

PUBLICIDADE

Assim, no âmbito destas acções de proximidade foram recebidas no total 57 armas, 390 munições e prestadas ainda cerca de 60 informações sobre esta temática.

Os cidadãos que não tiveram oportunidade de proceder à entrega das armas que têm na sua posse e o queiram fazer ao abrigo do período extraordinário de entrega voluntária de arma de fogo não manifestadas ou registadas previsto na Lei 5/2021, de 19 de Fevereiro, poderão deslocar-se a qualquer esquadra da Polícia de Segurança Pública ou posto da Guarda Nacional Republicana até ao próximo dia 23 de Junho.

No entanto, deverão informarem-se antecipadamente junto desses serviços, para saber quais as restrições que eles têm, uma vez que a maioria poderá funcionar por marcação prévia.