Inicia-se na próxima semana a obra de ampliação e requalificação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão. Mais de 40 anos depois, vai ser alvo de obras profundas de remodelação e modernização nos próximos 16 meses.
O município anunciou o plano, explicando que se trata de um orçamento que ascende a mais de 21 milhões de euros.
É, assim, o «maior investimento de sempre» em escolas do concelho, refere a autarquia.
O processo começa na terça-feira.
Para continuação do ano letivo, pavilhões pré-fabricados foram instalados de forma provisória.
A escola foi erguida no início dos anos 80. Segundo a autarquia, as obras são há muito reclamadas, pelo aumento do número de alunos e o estado de conservação do edifício.
Este é composto por três blocos de ensino, um polidesportivo e um bloco administrativo.
AS OBRAS
Está prevista a construção de um edifício para dar apoio às oficinas, contíguo ao bloco onde estas estão localizadas, e também a edificação de um novo edifício central. Este terá ligação aos restantes blocos.
A edificação onde funcionam os serviços administrativos será alvo de uma intervenção mais profunda, segundo a descrição do projeto.
Vai ser construído um novo auditório, uma nova biblioteca e os espaços atualmente existentes serão remodelados e reorganizados.
O mesmo acontecerá com o refeitório, cozinha e polivalente. Junto ao bloco desportivo vai nascer uma nova construção com ginásio, balneários e salas de apoio
Entretanto, as coberturas serão substituídas, será colocado isolamento térmico e instalado um sistema centralizado de climatização e ventilação para “benefício energético”.
[email protected]