No dia em que 44 elementos dos Bombeiros Sapadores de Braga viram concluído o processo de ascensão na carreira, o presidente da câmara de Braga revelou a próxima meta: uma passagem de “Companhia” a “Batalhão”. O processo de passagem a batalhão deverá avançar em meados de 2025, altura em que serão integrados os 29 novos bombeiros.
Uma dimensão simbólica, referiu Ricardo Rio, mas que possibilita a criação de novas secções e departamentos dentro da estrutura, nomeadamente a possibilidade de ter um segundo comandante.
Um compromisso assumido no dia em que quarenta e quatro elementos da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Braga viram concluído, 17 anos depois, o processo de progressão na carreira, com a passagem à categoria de subchefe de 2.ª, subchefe de 1.ª e subchefe principal.
Na cerimónia de imposição de insígnias e assinatura dos respectivos contratos, realizada no quartel da corporação, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, elogiou «a entrega, disciplina e responsabilidade» da corporação que «dá a Braga e à sua população a garantia da máxima capacidade de resposta no socorro a pessoas e bens».
«Temos muito orgulho neste quadro de pessoal, que será reforçado a muito curto prazo com mais 29 novos profissionais que estão, neste momento, em formação», frisou Ricardo Rio.
Segundo o Autarca, os investimentos realizados no quartel, nas viaturas, nos equipamentos de protecção individual e na formação foram um contributo decisivo para o crescimento da corporação.
«A capacidade de resposta dos Bombeiros Sapadores de Braga é hoje reconhecida dentro e fora de Braga. É para nós motivo de orgulho a participação dos nossos bombeiros noutras frentes de combate no país e até em missões internacionais. Este é o melhor testemunho de que estamos bem preparados e que somos uma referência», acrescentou.