Todos os partidos – exceto o Bloco de Esquerda – vão apresentar propostas para pôr um travão ao aumento do Imposto Único de Circulação, para os carros antigos.
A petição pública contra a subida deste imposto já é a maior de sempre em Portugal, com 360.000 assinaturas.
De acordo com o jornal ECO, PSD, Chega, Iniciativa Liberal (IL), PCP, PAN e Livre já têm definidas as propostas que visam eliminar a penalização do Imposto Único de Circulação – IUC – para viaturas entre 1981 e junho de 2007, contemplado no Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
Apesar de também se ter insurgido contra o agravamento do imposto, o Bloco de Esquerda (BE) não deve, para já, entregar projeto, refere o mesmo jornal.
No relatório que acompanha o OE2024, o Governo justificou a medida com a necessidade de acautelar o cumprimento de “exigências ambientais”, conjugando-a com a “criação de um incentivo ao abate de veículos antigos, que visa promover a renovação do parque automóvel e a descarbonização do transporte de passageiros”.
No entanto, a generalidade dos partidos da oposição acreditam que a penalizar os carros mais velhos – e as pessoas mais pobres – não é caminho a seguir.