TERRAS DE BOURO (destaque)

TERRAS DE BOURO (destaque) -
Quatro painéis de azulejos perpetuam história do Bom Jesus das Mós de Carvalheira

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A zona envolvente ao Santuário do Bom Jesus das Mós, em Carvalheira, Terras de Bouro, está enriquecido com a colocação de painéis de azulejos que retratam momentos históricos e vivências cronológicas alusivas a um dos espaços de culto de referência do concelho. O anúncio é feito pela Junta de Freguesia de Carvalheira.

Ao todo, são quatro os painéis de azulejos ali colocados. A história da edificação do Santuário do Monte do Bom Jesus das Mós e os momentos mais marcantes estão retratados num dos azulejos. Um outro retrata a inauguração, a 13 de Julho de 1913. Mas, antes, entre 09 e13 de Junho desse mesmo ano, acontece a condução da estátua do Bom Jesus das Mós, desde Braga ao Monte das Mós, pela estrada romana da Geira. Um momento também retratado noutro azulejo.

Um quatro azulejo, retrata a peregrinação de 24 de Junho de 1929.

Bom  Jesus das Mós     

O monumento ao Bom Jesus das Mós, levantado pela vontade do Padre Manuel José Martins Capela (1842-1925), congregou fiéis, conterrâneos e demais entusiastas das crenças tradicionais do povo português. «É um singular monumento ao Sagrado Coração de Jesus semelhante a uma torre de menagem de um castelo roqueiro medieval», retrata o município de Terras de Bouro, na sua página oficial.

A construção do monumento começou em 1902 e foi solenemente inaugurado a 13 de julho de 1913. O transporte da estátua do Sagrado Coração de jesus, entre Braga e Carvalheira foi feito através da via romana (Geira) e durou 4 dias, «sendo um dos momentos mais simbólicos, emotivos e heróicos da história da construção do monumento».

O monumento ao Bom Jesus foi a primeira, mas não foi a única edificação religiosa no Monte das Mós. Ao longo do tempo, como se o Monte das Mós ficasse sacralizado, foram-se realizando diversas obras de cariz religioso: a capelinha de N.ª Senhora da Soledade, a capela do Imaculado Coração de Maria e a Via Sacra.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS