Depois do concerto no festival Rewire, em Haia, nos Países Baixos, o histórico músico português chega a Braga com Spectral Evolution.
Rafael Toral, uma das figuras mais importantes da música experimental feita em Portugal, regressa esta sexta-feira ao gnration para apresentar o seu mais recente disco, «Spectral Evolution». Com grande destaque na imprensa internacional e nacional, este novo trabalho é lançado pela Moikai de Jim O’Rourke, que reanimou a editora, ao fim de vinte anos, de propósito para lançar este novo disco de Rafael Toral.
Reconhecido mundialmente como um dos músicos mais inovadores na exploração da guitarra, sintetizadores caseiros e eletrónica, Rafael Toral tem uma carreira de prestígio, com mais de vinte trabalhos editados em quatro continentes. Começou ao lado de Pop Dell’ Arte, ainda muito novo. Mas, foi há 30 anos, com o lançamento do seminal «Sound Mind Sound Body» (1994), que o músico e produtor se estabeleceu como um dos grandes da música avant-garde feita em Portugal. Seguiram-se «Wave Field» (1995), «Chasing Sonic Boom» (1996) e «Violence of Discovery and Calm of Acceptance» (2001) mais três trabalhos essenciais da exploração da guitarra, e que garantiram a Toral muito destaque além-fronteiras e reconhecimento de nomes como Phill Niblock, Sonic Youth e Jim O’Rourke.
Lançado em fevereiro deste ano, «Spectral Evolution» marca a terceira fase da carreira de Rafael Toral, que junta as melodias da guitarra aos sintetizadores, naquele considera ser o «melhor trabalho de sempre». Antes de partir para uma série de concertos pela Europa, o músico português apresenta este seu novo disco em Braga e Lisboa. Esta esta sexta-feira, às 21h30, o concerto de Rafael Toral é no gnration.
Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.