O Agrupamento de Escolas de Amares (AE Amares) assinalou, esta sexta-feira, a “melhoria acentuada” da posição da Escola Secundária (ESA) no ranking dos exames nacionais, destacando as “excelentes posições” ocupadas na listagem disponibilizada pelo jornal Público.
“Apesar de ser consensual o facto de [os rankings] não traduzirem o contexto da escola, nem os recursos de que a mesma dispõe, é bom dedicarmos-lhes alguma atenção, neste ano em particular, porque é gratificante ver que o AE Amares conseguiu excelentes posições, sobretudo se olharmos para a situação das escolas públicas, uma vez que um ranking que engloba escolas de cariz tão diferente como as públicas e as privadas enferma de alguma injustiça na comparação, por razões que muitos de nós reconhecemos”, refere a Direção.
Em comunicado, o Agrupamento de Escolas de Amares enaltece, após análise do ranking apresentado pelo jornal Público, que a nível do distrito de Braga a ESA ocupa a 20.ª posição entre cerca de 40 escolas públicas e privadas, e é a 15.ª melhor escola pública.
“No ranking geral do jornal Público, entre as 650, ficámos no lugar n.º 202. No ranking da equidade, atingimos os 94% de alunos com ASE a concluir o ensino secundário em três anos”, acrescenta.
Entre as várias disciplinas que “contribuíram para este sucesso”, a Direção do Agrupamento de Escolas de Amares destaca duas disciplinas distintas: uma da área das Ciências Experimentais e outra das Humanidades – Ciências Sociais. A Física e Química, a nível nacional, o AEAmares está na 116.ª posição, entre públicas e privadas; no caso de Filosofia, a nível nacional, o AEAmares está na 86.ª posição, entre públicas e privadas, e na 5.ª posição entre as escolas públicas e privadas do distrito de Braga.