ARQUITETURA (Região)

ARQUITETURA (Região) -
Reabilitação da Quinta de Delães vence Prémio Januário Godinho

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O projecto de reabilitação da Quinta de Delães foi o vencedor da quarta edição do Prémio Januário Godinho, galardão instituído pelo município de Famalicão com o objectivo de promover a salvaguarda e valorização do património edificado, anunciou esta quarta-feira a autarquia.

Promovido pela empresa Courtesywizard, o projecto inicial do arquitecto Mário Abreu teve como estratégia “o princípio da intervenção mínima”, uma abordagem valorizada pelo júri e que tem em conta a linguagem própria da época de construção do edifício.

“Os resíduos da construção e demolição aumentaram 40% nos últimos anos, tendo sido nesta obra salvaguardado o princípio da sustentabilidade ambiental e o prolongamento do ciclo de vida útil do edifício”, aponta o júri na nota sobre a escolha do trabalho vencedor.

Nota ainda para a Menção Honrosa atribuída ao projecto de recuperação do edifício da sede do Crédito Agrícola do Médio Ave, localizado no centro da cidade de Famalicão.

Recorde-se que o Prémio Januário Godinho foi criado em 2017 com o objectivo de promover a salvaguarda e valorização do património edificado do concelho de Famalicão, assim como promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projectistas, construtores e promotores, atribuído com frequência bienal.

JANUÁRIO GODINHO

Recorde-se que Januário Godinho foi figura incontornável da arquitectura moderna portuguesa, com marca na importância que prestou à tradição, ao contexto e ao património edificado, em toda a sua obra.

Em Vila Nova de Famalicão deixou alguns exemplos desta visão, de que se destaca o edifício dos Paços do Concelho e o antigo Tribunal; na freguesia de Antas o edifício para o Banco Português do Atlântico (1953); em Brufe, a casa Afonso Barbosa (1940-42); na freguesia do Louro. várias construções na Quinta de Seara, propriedade do banqueiro Artur Cupertino de Miranda, o mercado, a igreja, a Casa do Povo, o centro paroquial e o cemitério. Na freguesia de Requião, cujo promotor foi o industrial Manuel Gonçalves, destaca-se o projecto da Casa Manuel Gonçalves, a Quinta de Compostela e a Têxteis Manuel Gonçalves.

A entrega do Prémio Januário Godinho está marcada para a próxima segunda-feira, pelas 17h30, na sala de conferências dos Paços do Concelho.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS