BRAGA (Turismo)

BRAGA (Turismo) -
Receita com taxa turística cresce 36% em Braga

Share on facebook
Share on twitter

Entre Janeiro e Junho, o imposto turístico cobrado sobre as dormidas nos alojamentos em Braga rendeu aos cofres da Câmara Municipal 156.312 euros, mais 36% que em relação ao mesmo período de 2022, quando rondou os 115 mil euros.

De acordo com o levantamento realizado pelo Dinheiro Vivo, partindo dos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao número de hóspedes e dormidas, o crescimento das receitas das câmaras municipais não só subiu em Braga, mas em todas as autarquias que cobram a taxa turística face ao semestre de 2022, situando-se nos 47%.

Segundo as contas do Dinheiro Vivo, as receitas chegaram aos 30 milhões de euros, o que representa o valor mais alto de sempre encaixado pelos municípios do país com a taxa turística, ultrapassando em 38% o valor registado nos primeiros seis meses de 2019, antes da pandemia.

Recorde-se que a taxa turística em vigor este ano em Braga tem o valor de 1,5 euros por dormida até a um máximo de quatro noites e é aplicada entre os meses de Março e Outubro.

O ano está a bater novos recordes no sector do turismo, com os principais indicadores a atingir resultados históricos.

Na primeira metade de 2023, Portugal recebeu 13,6 milhões de hóspedes (+21%) e registou 34 milhões de dormidas (+18,8%). Comparando com 2019, os hóspedes e as dormidas avançaram 11%, de acordo com os dados do INE.

Assim, é previsível que as receitas dos municípios com esta taxa tornem a conseguir uma boa performance.

A lista de municípios a aplicar a taxa turística também cresceu este ano. Além de Braga, Cascais, Faro, Lisboa, Mafra, Óbidos, Porto, Santa Cruz (Madeira), Sintra, Vila Nova de Gaia e Vila Real de Santo António, Póvoa de Varzim começou a aplicar a taxa turística em Janeiro, de 1,5 euros por noite, bem como Coimbra, que cobra um euro por noite desde 5 de Abril. Na Figueira da Foz, a cobrança de dois euros por noite entrou em vigor em Julho e Olhão iniciou a tributação, no mesmo valor, em Junho.

A Câmara de Viana do Castelo tinha também avançado com a intenção de começar a aplicar a taxa turística este ano, no valor de 1,5 euros por noite, mas, recentemente, o presidente da autarquia, Luís Nobre, admitiu que a decisão não deverá ser implementada até Dezembro por ser necessário ainda votar o regulamento.

Legenda: Em Braga, a taxa é cobrada entre Março e Outubro /Foto PressMinho

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS