Os trabalhos de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de S. José, na Fortaleza de Valença, encontram-se numa fase final, com a reconstrução em curso do segundo troço da estrutura que ruiu a 1 de janeiro de 2023.
A intervenção decorre sob monitorização dos técnicos da Unidade da Cultura da CCDR-Norte e do Município de Valença.
O trabalho de recuperação, segundo a autarquia, «respeita integralmente as características originais da construção setecentista».
Neste momento, segundo a mesma, decorre a reconstrução do segundo pano de muralha, localizado no tardoz da cortina, paralelamente aos trabalhos de aterro da vala de fundação, bem como operações técnicas essenciais para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura.
Também se está a proceder à recolocação do friso e restante aparelho que remata o topo superior do pano da primeira cortina.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, tem acompanhado pessoalmente a evolução dos trabalhos.
«Estamos comprometidos em devolver à Fortaleza de Valença toda a sua integridade histórica, garantindo que esta obra seja executada com o máximo rigor técnico e respeito pelo património que nos foi legado», comenta.
Esta intervenção vai repor a totalidade da estrutura original.
«A Fortaleza de Valença, testemunho singular da nossa história, verá assim assegurada a sua preservação e transmissão como legado cultural às gerações futuras», termina o Município.

