O Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6) volta a abrir-se à comunidade para celebrar o seu 310.º aniversário. Do programa, que integra também as comemorações do Dia da Arma de Cavalaria, destaca-se a Gala Equestre Solidária e a Cerimónia Militar.
No Sábado, o Altice Forum Braga recebe a Gala Equestre Solidária, cuja receita de bilheteira reverte a favor da APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga. O espectáculo tem início às 21h30 e conta com a participação da Escola Portuguesa de Arte Equestre, da Reprise da Escola de Mafra e da Charanga a cavalo da GNR.
Já a Cerimónia Militar, que presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, decorre em plena Praça do Município, às 11h30 de domingo, e é um momento do RC6 dar a conhecer o seu trabalho e capacidade operacional.
“Para o município de Braga é um privilégio colaborar e acolher estas iniciativas. Temos tido uma relação de grande parceria e colaboração com o RC6, e é com bons olhos que nos associamos a estas celebrações que, certamente, terão enorme envolvência da comunidade bracarense”, referiu o presidente da Câmara de Braga, durante a apresentação das comemorações, que decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segundo Ricardo Rio, o RC6 tem tido “a preocupação de ultrapassar as fronteiras do quartel e participar activamente na vida quotidiana da cidade”. “No domínio da protecção civil, no apoio a realizações desportivas, culturais e educativas, e também do ponto de vista solidário, o RC6 tem estado permanentemente disponível para ajudar a potenciar as actividades da cidade e suas instituições, o que nos deixa naturalmente satisfeitos e orgulhosos desta unidade”, concluiu o autarca.
UNIDADE ABERTA
O comandante do RC6, Coronel de Cavalaria José Talambas, destacou a intenção de envolver a comunidade nas comemorações do Regimento, para que esta não fosse uma cerimónia dentro de portas. “O Regimento é uma unidade aberta. É uma instituição que faz parte da comunidade e é com muita satisfação que abrimos as portas do Regimento e realizamos as comemorações no centro de Braga”, salientou, destacando a forte colaboração institucional entre o Regimento de Cavalaria e a autarquia.
Criado em Chaves em 1709, com o nome de Regimento de ‘Dragões de Trás-os-Montes’, o RC6 chega a Braga em 1808, com a reorganização do Exército para fazer face às invasões Francesas. Mais tarde, em 1979, o Regimento de Cavalaria N.º 6 passa a utilizar as instalações do então extinto Regimento de Infantaria n.º 8, fixando-se, a partir dessa data, nas actuais instalações do Quartel do Areal.