AMARES –

AMARES – -
Relatório e Contas aprovado com cinco votos contra e três abstenções

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Assembleia Municipal de Amares aprovou esta quarta-feira por maioria, com cinco votos contra da bancada do PS e três abstenções dos eleitos do MAIS – Movimento Amares Independente e Solidário, os documentos relativos às contas do ano de 2018.

Na explicação do ponto, o presidente da Câmara, Manuel Moreira, disse que o documento espelha «a boa saúde financeira» da autarquia, cujo resultado líquido positivo aumentou cerca de 250 mil euros em relação ao ano anterior, tendo-se registado um «aumento generalizado de todas as rubricas de rendimentos».

De acordo com o Relatório de Prestação de Contas, a taxa de execução da despesa do Município, em 2018, situou-se nos 90% e a execução da receita nos 87%, sendo o valor bruto de execução da receita e da despesa o maior dos últimos anos.

Manuel Moreira sublinhou também «o aumento da capacidade de investimento», que registou um crescimento de cerca de 57%, traduzido em mais 1,8 milhões de euros executados em obras financiadas.

Posição diferente tem o PS, que pela voz de Carlos Rocha defendeu que o relatório contém «indicadores altamente preocupantes» e mostra que a autarquia tem «um modelo de gestão desadequado e obsoleto», fazendo investimento «alicerçada em candidaturas a fundos comunitários».

Criticou também uma «taxa paupérrima na execução real de investimentos» e «a contracção de empréstimos monstruosos à banca que fazem perigar o futuro do concelho».

«A dívida actual ronda os sete milhões e nesta mesma Assembleia aprovámos pedidos de empréstimos que ultrapassam os três milhões. Estamos a falar de perto de 10 milhões de euros de endividamento, Uma autêntica brutalidade num concelho tão pequeno. O equilíbrio financeiro estará irremediavelmente comprometido se não for rapidamente invertida está tendência», apontou.

Todos os pormenores na edição impressa de Maio

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS