AMARES (Educação)

AMARES (Educação) -
Requalificação da Secundária de Amares? «Dependia de recursos financeiros e essa garantia está dada pelo OE»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A obra de requalificação da Escola Secundária de Amares pode estar para breve. A garantia foi dada, esta tarde, pelo cabeça-de-lista do PS pelo Círculo Eleitoral de Braga, José Luís Carneiro, durante uma visita ao Festival das Papas de Sarrabulho de Amares, certame que arrancou esta manhã.

Em pré-campanha, o candidato e ainda ministro da Administração Interna cumprimentou os guardas ali presentes e iniciou uma visita ao evento, acompanhado por alguns dos candidatos socialistas do distrito e de alguns membros da estrutura local.

«Observo que Amares valoriza uma tradição como fator de desenvolvimento», disse o candidato, sublinhado que «essa é uma mensagem importante da nossa candidatura: a cultura, o património, a história e a identidade. A partir desse eixo estruturante, projetar a nossa região».

Observando ser «uma honra imensa liderar uma equipa com pessoas que conhecem profundamente esta região», Carneiro começou por falar de «uma região lindíssima, postais de cultura milenar e de valorização do património. Fator de desenvolvimento económico e de fixação destas populações».

SECUNDÁRIA DE AMARES

Instado a comentar o processo da requalificação da Escola Secundária de Amares, José Luís Carneiro recordou a última passagem pelo concelho (na anterior campanha) com a associação de estudantes, «que me sensibilizaram pela sua responsabilidade».

Nesse domínio, reiterou que «é uma intervenção prioritária. É uma das 450 escolas a nível nacional que vão ser intervencionadas. Das 27 escolas do distrito de Braga, a Escola Secundária de Amares é uma das que vão ser requalificadas, para melhorar condições de ensino e aprendizagem dos nossos jovens».

Em relação a prazo, pouco adiantou: «O financiamento está garantido. Agora há que avançar com concurso e execução». Sobre o arrastar do processo: «É um período lato? Sim. Dependia de recursos financeiros e essa garantia está dada pelo Orçamento de Estado (OE) para 2024. Era o mais importante».

PRR NO DISTRITO

José Luís Carneiro, que hoje faz um périplo pelo distrito de Braga na primeira ação de pré-campanha eleitoral, assinalou o impacto do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) na região.

«Em todo o distrito de Braga, 450 milhões de euros foram contratualizados, que corresponderam a mais de 10 mil candidaturas em todo o distrito, que mostra a sua vitalidade. E mais de 20 dessas candidaturas têm valor superiores a 1 milhão de euros (IPCA, UMinho, grandes empresas do distrito, Misericórdias, IPSS, entre outras), o que mostra, simultaneamente, a vitalidade do tecido industrial e empresarial do distrito e a resposta de políticas públicas para este distrito».

Na sua ótica, «ver investimentos a passar dos projetos à sua materialização deixa-nos confortáveis para olhar as pessoas de olhos nos olhos e um voto de confiança quando chegarem as eleições».

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS