O plenário do Comité das Regiões, relativo ao tema da erradicação das pessoas em situação de sem-abrigo, decorreu esta quinta-feira e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi um dos participantes.
O líder do município bracarense defendeu que a prevenção é essencial para combater esta situação e que esta deve começar nas «comunidades locais», através do conhecimento sobre «as necessidades das famílias mais vulneráveis», realçando a importância de se adoptar uma «abordagem integrada que envolva iniciativas económicas, educacionais, sociais e de saúde».
«Precisamos de ideias e meios para sermos eficazes e credíveis perante os nossos principais parceiros neste desafio, estabelecendo relações sólidas com igrejas e associações, principalmente as organizações não-governamentais que estão no terreno», defendeu Ricardo Rio, dando o exemplo do projecto “ROOF – Ending Homelessness”, no qual a cidade Braga está inserida.
Este plenário contou ainda com a participação de Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais e com Kjell Larsson, presidente da Federação Europeia de Organizações Nacionais que Trabalham com os Sem-Abrigo (FEANTSA).
De recordar que a carta aberta com o compromisso europeu para acabar com a situação de sem-abrigo contou com o apoio de 134 eurodeputados, autarcas e vice-autarcas de 32 diferentes cidades europeias, de 22 membros do Comité das Regiões e ainda com 41 representantes a nível local, regional ou nacional.