Ruas cheias de locais e forasteiros, muitos telemóveis em riste para captar o momento e cerca de 130 bovinos a desfilar pelo centro da Vila do Gerês permitiram cumprir, este domingo, mais uma edição da Subida da Vezeira.
Num cortejo aberto pela Charanga de Vilar da Veiga e pelo Rancho de Paradela-Valdosende, o gado das vezeiras de Vilar da Veiga e de Rio Caldo passou pelo centro da vila pouco antes das 11h30, quando já uma multidão aguardava na Avenida Manuel Francisco da Costa.
Ao todo, segundo o presidente da Associação Lírios do Gerês, Miguel Teixeira, o desfile integrou cerca de 130 animais, que seguiram para a serra, permitindo cumprir uma das tradições mais genuínas da terra.
Seguiu-se a atuação do Rancho de Paradela e da Charanga de Vilar da Veiga, na Praceta da Colunata Honório de Lima, a anteceder a abertura gastronómica.
Para as 16h00 está marcada uma chega de bois e às 17h00 volta a haver concertinas e cantares tradicionais.
O evento é organizado pela Associação Lírios do Gerês, com o apoio dos hoteleiros locais e da Câmara Municipal de Terras de Bouro. No final de 2023, a secular tradição da Subida da Vezeira foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.