O Hotel Vila Galé, em Braga, tem patente a exposição “Fotoponímias – A toponímia das ruas de Braga na contemporaneidade”, da autoria do fotógrafo Daniel Camacho.
Segundo a Câmara de Braga, o projecto pretende “oferecer uma jornada visual e emocional através da topografia urbana, que, enquanto identidade colectiva, molda a cidade ao longo do tempo”.
“Nomes de ruas, praças e espaços urbanos não são apenas identificadores, mas também registos culturais e políticos que desvendam as histórias que Braga tem para contar”, refere.
Segundo a autarquia, “a evolução de Braga ao longo do século XX foi marcada por transformações urbanísticas e por ideais de progresso”, tendo havido “esforços para preservar a identidade histórica da cidade”.
“Dez ruas e, com elas, dez nomes representativos das mudanças culturais foram escolhidos para este projecto, revelando a riqueza da contemporaneidade bracarense. Em “Fotoponímias”, Braga é mais do que um cenário, as ruas são mais do que meros locais no mapa. A cidade é protagonista e narradora”, conclui a Câmara.