Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
TURISMO (Minho)

TURISMO (Minho) -
S. Bento da Porta Aberta, Senhora do Sameiro, Bom-Jesus e parques Litoral Norte e da Peneda-Gerês em destaque na Fitur

O turismo religioso – de S. Bento da Porta Aberta à Senhora do Sameiro e Bom-Jesus – e os parques do Litoral-Norte e da Peneda-Gerês representam o Minho na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que se realiza de 22 a 26 de janeiro de 2025, em Madrid. O território do Cávado está representado com stand próprio, no espaço do Turismo de Portugal.

«Este é um território de cultura, tradições, gastronomia, costumes, monumentos e de uma natureza ímpar, de elevado significado simbólico, histórico e cultural, que deve ser valorizado nacional e internacionalmente», destaca Manuel Tibo, Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e Membro do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, presente no certame.

A FITUR descrita como um evento mundial diferenciador para a promoção da excelência dos territórios e do turismo, «representa mais uma oportunidade para se afirmar o Minho como um destino de excelência e reforçar, assim, o seu posicionamento estratégico no mercado nacional e internacional».

Para o autarca de Terras de Bouro e Membro «a participação do Cávado na FITUR, enquanto Comunidade Intermunicipal que integra este Consórcio há quase duas décadas, é a constatação da contínua boa articulação e relacionamento desta Sub-região integrada no destino  Minho no seu todo e é fundamental mantermos estas presenças para a valorização dos recursos endógenos da nossa região, em particular das zonas de baixa densidade, visando a coesão territorial».    

Tibo reforça, ainda, que «há vários projetos que têm sido desenvolvidos dentro deste Consórcio porque, de facto, a região Minho – e nomeadamente o Cávado – é um território de cultura, tradições, gastronomia, costumes, monumentos e de uma natureza ímpar, de elevado significado simbólico, histórico e cultural, que deve ser valorizado nacional e internacionalmente». A propósito, lembra, por exemplo, «o nosso riquíssimo património natural, com as duas áreas protegidas em que Cávado se insere– o Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) em Esposende, e o Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) em Terras de Bouro, que potencia este território em termos turísticos».

Manuel Tibo destaca, também, «a importância do turismo termal e de bemestar desta sub-região que atrai cada vez mais diferentes públicos, bem como o turismo religioso que é, de facto, um fator de dinamização que potencia esta região, nomeadamente com os roteiros existentes, como sendo os caminhos de peregrinação ao S. Bento da Porta Aberta, bem como os eventos reconhecidos nacional e internacionalmente – como a tão afamada Semana Santa – ou os grandes edificados como a Basílica do Sameiro e a Basílica do Bom Jesus».  

Nesta edição da FITUR, o Consórcio Minho IN apresentará o guia “Minho Acima de Tudo | Guia de Experiências do Minho”, desenvolvido pelas três CIM em plena articulação com os seus 24 municípios, com o objetivo de promover os territórios, nomeadamente o seu património, cultura e natureza.

Esta feira, que conta com a representação de mais de 150 países, é um evento de dimensão à escala global que tem demonstrado resultados muito positivos para a promoção do turismo em Portugal e no mundo.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS