Bento da Porta Aberta vai assinalar, esta quinta-feira 11 de Julho, a segunda romaria do ano invocando S. Bento como Pai e Padroeiro da Europa. Aproveita-se também a efeméride para homenagear o Cónego Fernando Monteiro, presidente da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta desde 2008, tendo falecido em Janeiro deste ano.
PROGRAMA
Do programa destacam-se a entrada da Banda Musical da Carvalheira, com a recepção pela Irmandade no Santuário de S. Bento da Porta Aberta pelas 10:00, tocando a marcha de rua designada “Homenagem a S. Bento da Porta Aberta”. De seguida, será feita a inauguração de um busto em honra do saudoso homenageado na descida da Cripta de S. Bento da Porta Aberta.
Após a homenagem, segue-se na Cripta de S. Bento da Porta Aberta a Solene Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. Jorge Ortiga. A missa será solenizada pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, havendo, no final, uma Procissão em honra de S. Bento da Porta Aberta.
Entre as 14:30 e as 15:00 será descerrada uma lápide em honra do Cónego Fernando Monteiro, com a intervenção musical do Coro do Sameiro, que estreará um hino em honra do homenageado. A sessão será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
Durante o dia e até às 18:00, a Banda Musical da Carvalheira presenteará os romeiros com variadas exibições musicais no coreto do Santuário de S. Bento da Porta Aberta