O Altice Forum de Braga apresentou esta terça-feira a edição 2022 do Salão de Mobilidade de Braga, o certame que se apresenta como a evolução do antigo Salão Auto e Moto de Braga. O evento chega àquele espaço de eventos na próxima sexta-feira, pelas 18h00, prometendo muitas novidades e regressos, e encerra no domingo.
Fun zone com veículos movidos a energia solar, uma minipista de karting, espaço para test drives, um dia dedicado à reflexão sobre a mobilidade e uma área multimédia dedicada aos expositores fazem parte do leque de novidades do Salão Mobilidade de Braga.
Consciente do “salto” que o Salão dá este ano quando comparado com edições anteriores, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, destaca que “o Salão Auto deixará de ser local para passar a ser um salão à escala nacional”.
Com a mobilidade como mote, o responsável da InvestBraga justifica que a evolução do Salão para este novo paradigma “acompanha também a alteração de comportamentos dos consumidores, que estão cada vez mais despertos para soluções de mobilidade arrojadas e amigas do ambiente”.
Já José Coutinho, director geral do Altice Forum Braga, sublinha o facto do Salão Mobilidade contar com a presença de mais de 40 marcas do universo da mobilidade, trazidas por 28 expositores.
Nesta perspetiva, José Coutinho refere que o Salão “poderá tornar-se rapidamente numa referência a nível nacional, juntando grandes marcas internacionais e empresas de referência de escala nacional”, destacando nomes como Harley Davidson, Indian Motorcycle, Power Dot, FirstBike, BikeZone e Easy Rider.
Já José Olímpio, director operacional, deu ainda a conhecer em detalhe as actividades que permitem que os visitantes do Salão Mobilidade possam vir à feira em família “não só porque poderão experimentar os carros, nos test drives, como poderão também divertir-se ao ver as competições de slot ou experimentar a sensação de conduzir veículos movidos a energia solar”.
Inserido na Semana Europeia da Mobilidade, o Salão Mobilidade conta com um espaço de debate, que junta especialistas a falar sobre a mobilidade na região de Braga, soluções alternativas e ecológicas para os movimentos pendulares e ainda sobre novas experiências e visões de mobilidade.
As conferências são de acesso gratuito, sendo, no entanto, necessário efectuar inscrição em https://bit.ly/sm-conferencias. Os conferencistas têm ainda acesso gratuito à área de exposição, inaugurada às 18h00 de sexta-feira.
Com acesso gratuito para visitantes até aos 12 anos, os bilhetes para o público com mais de 12 anos têm um custo de 2 euros, estando os ingressos à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e Meo BlueTicke.
PROGRAMA DAS CONFERÊNCIAS – 16 DE SETEMBRO
09h30 – Mobilidade nas Cidades e Regiões
• Sandra Vasconcelos Lameiras (ITS Portugal/OPT)
• Teotónio Santos (TUB)
• Manuel Paulo Teixeira (Transportes Intermodais do Porto)
11h30 – Desafios na Mobilidade nas Empresas e Organizações
• Manuel Reis (UVE)
• José Mendes (UMinho e Ex-Secretário de Estado Transportes)
• José Palma Oliveira (Universidade de Lisboa)
14hh0 – Novas Experiências e Visões de Mobilidade
• Ricardo Carvalho (We Can Charge)
• Pedro Nunes (KLC)
• José Sacadura (Power Dot)
• Bernardo Cunha (Avenidas)
• Tiago Silva Pereira (WyzeMobility)
16h45 – Apoios e Oportunidades na Área da Mobilidade
• Alexandra Carvalho (Fundo Ambiental)
• Diogo Gomes Araújo (ANI)
17h45 – Sessão de Encerramento