Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU por Braga, propõe uma rede pública de creches, universal e gratuita, integrada no sistema educativo, por forma a reconhecer “o direito à educação desde o nascimento”.
Numa jornada dedicada aos contactos com pais da Associação da Creche de Braga, a candidata avançou que a coligação PCP/PEV pretende que a rede pública a ser criada possa disponibilizar 100 mil vagas até 2028 e 148 mil até 2032.
Este “novo paradigma” para as creches tem como objetivos “assegurar uma resposta educativa de qualidade, assumir a gratuitidade, garantir vagas a todas as crianças dos 0 aos 3 anos e contribuir para a inversão do déficit demográfico”.
Acompanhada pelo vereador na Câmara de Braga e candidato à AR, Vítor Rodrigues, Sandra Cardoso referiu “o respeito pelos direitos das crianças e pelo seu desenvolvimento integral, a par da inversão da quebra demográfica exigem soluções transversais, integradas e duradouras”.
“Os baixos salários, a precariedade, o desemprego, os horários de trabalho desregulados, o aumento do custo de vida, as dificuldades no acesso à educação e à saúde, os custos ou insuficiência de equipamentos sociais de apoio à infância, a insuficiente proteção social, os atropelos aos direitos de maternidade e paternidade, são fatores cruciais que condicionam as decisões das famílias, que reclamam uma mudança de políticas e o reforço eleitoral da CDU”, disse.