A Arquidiocese de Braga realiza a sua terceira Assembleia Arquidiocesana, este ano no santuário de São Bento da Porta Aberta, na manhã de 30 de novembro.
“Esta assembleia representa um momento significativo de reafirmação do caminho da sinodalidade, um caminho de unidade e missão, que reflete a essência do Vaticano II”, refere o padre Sérgio Torres numa nota à imprensa.
Aberta a todos os fiéis, a assembleia “não celebra apenas a comunhão da Igreja, mas está alinhada com o ‘Caminho de Páscoa’ que a Arquidiocese de Braga percorre como orientação pastoral até 2033”, em que serão comemorados os “dois mil anos da redenção de Jesus Cristo”.
“Por isso, além da palavra inspiradora do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, espera-se também que a intervenção do cónego Luís Miguel Rodrigues motive a igreja bracarense para uma maior consciência da vida e da missão da Igreja, num estilo e numa práxis sinodal sempre mais correspondente às exigências do Evangelho e à tarefa urgente da evangelização”, assinala o sacerdote.
A assembleia contará ainda com o contributo de D. Bernardino Ferreira, da Abadia de São Bento de Singeverga, que irá fazer uma reflexão centrada na espiritualidade beneditina.