A Mesa na Praça, na ala de alimentação do Mercado Municipal, recebe este sábado uma oficina de balões de São João para miúdos e graúdos, a primeira iniciativa do programa que a Praça de Braga planeou para, após dois anos sem celebrações, comemorar ‘ao vivo’ o S. João.
“A festa de São João é feita pelo espírito festivo bracarense, marcado pelo prazer de sair à rua e de vivenciar estas celebrações, depois de dois anos impedidos de nos juntarmos. Com estas iniciativas diferentes e gratuitas, o ‘São João à Mesa’ é a oportunidade perfeita para famílias e amigos se reunirem num sítio privilegiado como a Mesa na Praça, o resultado de uma junção perfeita entre a inovação e a tradição”, afirma a administração da Mesa na Praça.
O regresso das celebrações populares mais esperadas conta com duas oficinas, conduzidas Luciano Britto, o mestre baloeiro que traz a sabedoria brasileira para complementar a tradição minhota. A ‘Oficina de Balões de São João’, dividida em duas sessões (a primeira das 11h00 às 13h00 e a segunda das 15h00 às 17h00), é aberta a todas as idades. Uma oportunidade excelente para miúdos e graúdos explorarem a veia criativa, numa actividade familiar que reaviva este costume popular.
Para o dia 24, a Mesa na Praça celebra a folia de São João com chave d’ouro. Das 19h00 às 21h00, a ala de alimentação do Mercado recebe o grupo minhoto Siga a Farra para uma viagem de cantares ao desafio e música ligeira portuguesa.
Mas a festa não termina aqui. Até 3 de Julho, o piso 1 da Mesa na Praça está decorado com balões de São João para celebrar o Santo Padroeiro.
De cores variadas e ilustrações divertidas, a arte apresentada resulta da criatividade e do trabalho do também artesão Luciano Britto que pretende preservar a tradição de construir artesanalmente estes símbolos icónicos.
“Este São João, a Mesa na Praça assume-se como um novo palco da cidade de Braga. Com actividades gratuitas e para todas as idades, queremos celebrar a alegria do reencontro e reavivar a marca identitária das mais antigas festas sanjoaninas, criando novas memórias num espaço que é também ele um ícone da cidade”, sublinha a administração do espaço.