A organização da São Silvestre de Amares, que vai acontecer no dia 29 de dezembro, espera atingir a marca dos 1.000 participantes, numa edição que contará com o canoísta olímpico Fernando Pimenta e com a atleta Filomena Araújo, do SC Braga, entre outros representantes do clube minhoto.
À semelhança dos anos anteriores, a prova de 10 quilómetros vai arrancar às 17h00 do Largo D. Gualdim Pais, no centro de Amares, onde também estará instalada e meta. Haverá igualmente uma caminhada de cinco quilómetros. Antes, pelas 16h00, os mais novos serão os protagonistas em nova “São Silvestre da Pequenada”.
“Esta prova tem um cariz especial e pretende tirar as pessoas de casa e pô-las a praticar desporto. Estamos numa época de excessos [alimentares] e assim ajudamos a libertar os excessos”, disse Hélder Cerqueira, do ginásio Pro-Energy, esta quinta-feira, na conferência de imprensa de apresentação do evento.
Hélder Cerqueira salientou que a São Silvestre de Amares é uma “prova de grande dimensão” na região e anunciou a presença de “atletas conhecidos”, como são os casos do canoísta olímpico Fernando Pimenta – que em Amares vai trocar a canoagem pela corrida – e da atleta do SC Braga Filomena Araújo, a que se juntarão outros elementos do clube bracarense.
CRIAR DINAMISMO
O presidente da Junta de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, frisou a importância da São Silvestre, que é uma “marca de Amares”, permitindo “envolver a população” e “chamar a comunidade para praticar desporto”.
Já o presidente da Câmara, Manuel Moreira, enfatizou o “dinamismo económico” criado. “É um evento que também tem impacto económico, que mexe e cria dinâmica no nosso concelho”, vincou o edil.
A São Silvestre de Amares resulta de uma organização conjunta do ginásio Pro-Energy, do ISAVE, da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo e da Câmara Municipal de Amares.
As inscrições estão abertas até ao dia 26 de dezembro e podem ser feitas AQUI.