A S. Silvestre de Amares, organizada pelo ginásio Pro Energy, com o apoio do ISAVE, Município de Amares, UF Amares e Figueiredo e CDRC Amarense, vai para a estrada a 30 de dezembro (sábado).
A partida da corrida (10km) e caminhada (5km) está agendada para o Largo D. Gualdim Pais, em Amares, com início às 17h30 e a organização conta juntar perto de um milhar de participantes.
As inscrições fecham no dia 25.
A prova, apresentada esta segunda-feira na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, contou com a presença do presidente da Câmara, Manuel Moreira, de Francisco Esteves, do ISAVE, de Edgar Faria, membro da organização, e de Rúben Silva, da UF de Amares e Figueiredo.
«Penso que este ano conseguiremos ter perto do milhar de participantes. O engenheiro (Francisco Esteves) falou nos 2 mil, um dia talvez, mas para isso seria necessário um maior apoio financeiro e um envolvimento de todos em redor deste projeto. Olhamos para a S. Silvestre como uma forma de convívio e de lazer. Por isso gostávamos que todas as freguesias do concelho se juntassem a nós», pediu Edgar Faria.
Manuel Moreira destacou a importância desta iniciativa para o concelho e apelou a uma participação massiva dos amarenses. «Esperemos que o São Pedro seja nosso amigo, seria fantástico terminar o ano com muita gente. Eu vou participar e espero que os amarenses me acompanhem, porque o desporto é importante para a saúde», disse o autarca.
Francisco Esteves, do ISAVE, falou nas três vertentes da prova: «A económica, pelas dinâmicas que cria no território, a sustentabilidade ambiental e a dimensão social». «Temos um compromisso social para com a comunidade do território. Por isso é que fazemos questão de estar com esta iniciativa e este ano com uma equipa que vai dar cartas», rematou.