TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Sapadores dos rios contribuem para a reabilitação e valorização do Rio Homem

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Terras de Bouro, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA),tem em marcha um plano de reabilitação e valorização de um troço do Rio Homem, cujo trabalho é realizado por uma equipa de “sapadores dos rios”.

O projecto de protecção e valorização do Rio Homem, que foi oficialmente apresentado este sábado de manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal, desenvolve-se ao longo de um troço de oito quilómetros, em Chamoim, Gondoriz, Vilar, Moimenta, Balança, Ribeira e Souto.

PUBLICIDADE

A intervenção pretende contribuir para a preservação da biodiversidade local, nomeadamente através da protecção do habitat prioritário 91E0 – Amiais (Alnus glutinosa), bem como dos habitats da lontra, do guarda-rios e do feto-real, assegurando as boas práticas de actuação no corredor ecológico ribeirinho.

«Temos uma equipa de oito sapadores dos rios a trabalhar desde Junho de 2021 e os resultados têm sido muito positivos. Assumem, no fundo, o papel de guardiões e protectores do rio, fazendo todo o trabalho necessário», explicou o presidente da Câmara, Manuel Tibo.

A equipa é constituída por técnicos especializados em limpeza e valorização de margens de rios que desenvolvem tarefas de contenção de espécies exóticas invasoras, nomeadamente da mimosa (Acacia dealbata).

Realizam ainda podas de formação, corte de algumas espécies espontâneas, tais como silvados, plantação de árvores autóctones ribeirinhas por raiz nua e estacaria, além da aplicação de soluções Técnicas de Engenharia Natural para estabilização das margens e limpeza e valorização do património hidráulico, nomeadamente de poldras, passadeiras e pontes.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS