REGIÃO

REGIÃO -
Secretário de Estado do Ambiente promete apoio para intervenção na Barra de Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, prometeu empenho do Governo para a resolução do assoreamento da barra e na concretização dos projectos que a Câmara de Esposende tem previstos, avançou a autarquia em comunicado à imprensa.

O governante que se deslocou ao conselho, no âmbito da iniciativa ‘Governo + Próximo’ que se realiza no distrito, visitou o canal interceptor de Esposende, obra que o presidente da Câmara Municipal classifica como “o maior investimento feito no concelho e aquele que apresentou resultados imediatos”.

Referindo-se ao Parque da Cidade e à requalificação da zona de Pedrinhas e Cedovém, Hugo Pires afirmou que “o Governo está ao lado do município para encontrar as melhores soluções, nomeadamente para resolver, também, o problema da barra de Esposende”, afirmou Hugo Pires, citado pela autarquia.

Pires destacou o facto de os três projectos apresentados assentarem em soluções amigas do ambiente.

Hugo Pires mostrou abertura para que sejam encontradas fontes de financiamento para os projectos revelando, “todo o interesse em encontrar soluções que minimizem os danos apresentados na orla costeira, decorrentes das alterações climáticas e consequente subida do nível médio do mar”.

O presidente da Câmara lembrou que a obra do canal interceptor ultrapassou os cinco milhões de euros e, sendo a solução defendida para a segurança da população, das actividades económicas, do património cultural e do meio ambiente, “já apresenta resultados concretos pois, em Janeiro último, após meses de chuva persistente, Esposende não registou episódios graves de inundações”.

“Estou satisfeito pelo interesse que os nossos projectos suscitaram ao senhor secretário de Estado e que desencadearam a manifestação da sua disponibilidade em conciliar posições. Trataremos, agora, de encontrar recursos para suportar o custo das obras”, disse Benjamim Pereira.

De resto, o secretário de Estado manifestou a sua preocupação, quando tomou conhecimento dos estudos desenvolvidos pelo município que permitem calcular que, desde 1958, a costa, em certos locais, terá recuado entre 45 a 47 metros. De igual forma manifestou intensão em ver resolvido o problema da barra de Esposende.

“Esposende foi o concelho que mais cresceu e atraiu população. Podem contar com o Governo para que esse crescimento prossiga, promovendo boas condições a quem aqui vive”, assegurou Hugo Pires.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS