Um sem-abrigo encontra-se em isolamento por suspeita de infecção de Covid-19 no Centro de Acolhimento Temporário (CAT) da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.
Em declarações ao PressMinho, esta sexta-feira, o presidente da instituição esclareceu que os resultados dos testes realizados no Hospital de Braga são “contraditórios”.
“Um teste deu positivo e outro negativo”, afirmou Armando Osório, adiantando que, enquanto não é conhecido o resultado do contra-teste, entretanto efectuado, “o caso continua a ser tratado como positivo”.
“Não é vulgar, mas temos nota de terem acontecido resultados de testes diferentes”, referiu.
Perante a dúvida, aquele equipamento social activou o plano de contingência previsto para a situação, já que o indivíduo foi mandado regressar ao CAT, “como tem sido norma no hospital”.
“O utente encontra-se em isolamento num espaço reservado para esse efeito, que possui instalações sanitárias próprias”, disse.
No caso do novo teste dar positivo à Covid-19, o utente permanece em isolamento; caso contrário, regressa ao convívio dos restantes ocupantes da ‘casa’.
“Em qualquer das situações, a Cruz Vermelha cumprirá rigorosamente – com tem feito – as indicações e recomendações das autoridades de saúde”, sublinha Armando Osório.
O utente, um dos 47 que se encontram no centro de acolhimento, conta com a apoio médico, psicológico e social da equipa técnica da Cruz Vermelha que está em permanência no centro.