A Rede Nacional da Cáritas promove, até dia 03 de março, a Semana Nacional, que tem como objetivos fundamentais a divulgação do trabalho realizado no país e a recolha de verbas.
Na Cáritas Arquidiocesana de Braga, a programação vai dividir-se, essencialmente, entre Braga e Guimarães, com um open day e concerto solidário. Com o tema “Cáritas: Amor que Transforma”, durante a semana será realizado, ainda, o peditório anual nas paróquias e em alguns espaços públicos (superfícies comerciais Lidl e Pingo Doce dos concelhos de Braga, Guimarães e Barcelos).
Na programação, a sede da Cáritas Braga, na Rua dos Falcões, vai receber a comunidade e dar a conhecer o seu trabalho.
A iniciativa decorrerá na quinta-feira, 29 de fevereiro, durante o horário de funcionamento, entre as 09h00 e as 17h00, e permitirá aos interessados visitarem, por exemplo, serviços como a cantina social, armazém de bens alimentares, espaços de atendimento e a exposição itinerante “Crianças Cáritas: do mundo para Famalicão” da investigadora e ativadora do município de Famalicão, Arminda Ferreira.
Os restantes eventos são centrados em Guimarães “resultado de uma estratégia de descentralização e, também, uma forma de divulgar o 1º ano de trabalho da Cáritas Arciprestal de Guimarães-Vizela”, explica o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, João Nogueira.
Está previsto um concerto solidário no Paço dos Duques de Bragança, com o TetrAcord’Ensemble, dia 01 de março, sexta-feira, às 21h30.
No dia antes, 29 de fevereiro, quinta-feira, decorrerá a tertúlia “O Amor que transforma” na associação Convívio.
A Cáritas vai estar, ainda, presente em escolas do concelho de Guimarães. Por fim, no dia 03 de março, às 12h00, haverá uma eucaristia na igreja da Oliveira, presidida pelo cónego Avelino Amorim e solenizada pelo núcleo da Cáritas Jovem de Braga.