A Semana Náutica de Esposende realiza-se entre a próxima quinta-feira e domingo, dando a conhecer a visitantes nacionais e estrangeiros a conhecer a oferta náutica do território, através da realização de várias experiências a preços reduzidos, ou mesmo gratuitas, desde às aulas de canoagem, ao surf, stand up paddle, ou ainda batismos de kitesurf.
Esta Semana Náutica, promovida pela Câmara esposendense, ocorre no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar que se celebra anualmente a 20 de Maio. Este dia foi criado através da Declaração Tripartida Comum (da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu), em 2008.
A propósito da Semana, autarquia aproveita para anunciar “para breve”, “entre outras novidades”, o lançamento da Agenda Náutica, incluindo a programação de eventos náuticos para 2023, com “o objectivo de mostrar as dinâmicas existentes no território, representando uma mais-valia para todos os parceiros que constituem a Estação Náutica de Esposende (ENE)”.
Toda a programação do evento está disponível no portal de turismo, em www.visitesposende.com
ECONOMIA AZUL
A autarquia recorda que Estação Náutica de Esposende tem como objectivos estratégicos “a oferta turística integrada, com base nas potencialidades da economia azul, sendo as actividades náuticas consideradas um produto turístico âncora”.
Pretende, ainda, potenciar uma “oferta turística multipolar” entre os distintos produtos: turismo náutico, turismo de sol e praia, turismo cultural e criativo, turismo de natureza, turismo de recreio e lazer, festas e romarias, turismo acessível e gastronomia e vinhos.
É neste contexto que Esposende integra a plataforma online para promoção da oferta da Rede das Estações Náuticas de Portugal. Com conteúdos em português, inglês, francês e espanhol, disponibiliza, de forma intuitiva e acessível, informação sobre as 23 Estações Náuticas certificadas e a oferta turística assegurada pelos respectivos parceiros, constituindo-se como uma ‘Rota do Náutico’, que percorre todo o território continental.
CÂMARAS 24 HORAS NO ESTUÁRIO E FOZ
A Câmara refere, ainda, que, este ano, no âmbito do projecto de Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal, da responsabilidade da Fórum Oceano – Associação para a Economia do Mar, a Estação Náutica de Esposende participou, em Janeiro, na Boot, em Dusseldorf, Alemanha, uma das maiores feiras de náutica do mundo, assim como, em Fevereiro, esteve presente na Nauticampo, na FIL, em Lisboa.
Também o concelho foi alvo, Março, da visita de prospectores da Holanda, Alemanha e França, acção que permitiu que elementos da comunicação social e operadores turísticos dos mercados alemão, holandês e francês contactassem com operadores turísticos locais e descobrissem parte da oferta náutica entre outras valências complementares desta região do país.
A instalação de câmaras de filmar nas Praias de Ofir, de Suave Mar e de Apúlia surgem também no âmbito do projecto da ‘Estação Náutica Esposende’. Desta forma qualquer um pode aceder a imagens em directo, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, é possível confirmar as condições meteorológicas, o estado do mar e perceber a ocupação da praia. Após a instalação de mais uma câmara em Apúlia, ainda está prevista a instalação de uma outra, no Estuário e Foz do Cávado, em Esposende.
A autarquia recorda que na última reunião do Conselho da Estação Náutica que se realizou no dia 14 de Fevereiro de 2023, foi apresentado aos parceiros o Plano de Acção da Estação Náutica de Esposende 2023-2025, “um documento dinâmico, ambicioso e estruturado em dez dimensões organizadas, de forma a dar respostas às recomendações e às melhorias de organização e funcionamento”.
O documento pode ser consultado através do portal www.visitesposende.com.