O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Barcelos deteve quatro homens e três mulheres por burla qualificada, nos concelhos de Braga, Porto e Amares, anunciou esta quarta-feira a GNR.
Em comunicado, a força policial adianta que os detidos têm idades compreendidas entre os 30 e os 70 anos e que a investigação decorria há cerca de dois anos.
Segundo a GNR, em causa está um “esquema” de «burlas qualificadas a pequenas empresas que acreditavam ter celebrado um contrato de publicidade online, pagando no final do suposto contrato e sob ameaça de processos judiciais, valores monetários entre os 500 e os 40 mil euros».
Os militares da Guarda deram cumprimento a 14 mandados de busca, sendo cinco domiciliárias e nove não domiciliárias, uma em escritório e oito em veículos, que culminaram com a detenção dos suspeitos e a apreensão de material diversificado.
Além de 60 mil euros em dinheiro, foram apreendidos vários cheques, três caçadeiras, três pistolas, várias munições de diferentes calibres, vários contratos de publicidade online para efeitos de prova, 20 telemóveis, três computadores e três viaturas.
Os detidos foram constituídos arguidos e vão ser presentes ao Tribunal Judicial do Porto.