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Sete quintas vinícolas de Amares abrem as portas este fim-de-semana para dar a provar os melhores vinhos do Concelho

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As quintas Vvnícolas do Concelho de Amares estão de portas abertas a partir desta sexta-feira e até domingo (dias 2, 3 e 4 de Julho), no âmbito da iniciativa “Amares de Portas Abertas”, promovida pelo Município, e que permitirá dar a conhecer os seus espaços e os melhores vinhos do Concelho à população.

Por forma a comemorar Dia Nacional do Vinho, o Festival “Amares de Portas Abertas” vai possibilitar a visita a sete Quintas produtoras de vinho verde da região, as quais, Casa da Tapada, Encostas da Abadia, Quinta D’Amares, Quinta D’Ornellas, Socalcos do Bouro, Solar das Bouças e Terras de Amares.

Realizado no âmbito do Consórcio Minho IN, o evento conta, para além das visitas aos diferentes espaços, com uma programação diversificada, que inclui provas de vinho personalizadas, workshops e conversas sobre o “Loureiro”.

Esta sexta-feira, 2 de Julho, pelas 16h30, decorrerá um seminário na Casa Lata, que será transmitido também via streaming.

As Quintas estarão abertas entre as 10h00 e as 18h00 e caso pretenda saber mais sobre o Festival aceda a: https://feeltravelminho.pt/…/amares-de-portas-abertas…/

«PRODUTO FUNDAMENTAL PARA A ECONOMIA»

Na conferência de apresentação do evento, que decorreu esta manhã na Churrasqueira de Caldelas, o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, sublinhou a «importância da promoção de um produto (vinho) fundamental para a economia. Produtores e adegas têm feito um trabalho fundamental de crescimento e qualidade e para além da parte económica, este evento é também fundamental quanto à promoção do Concelho». 

«São várias as temáticas que convidam a vir a Amares», concluiu o autarca.

«REGIÃO DOS VINHOS VERDES PRECISA DE TRABALHAR DE FORMA MAIS PROFISSIONAL A QUESTÃO DO ENOTURISMO»

Também presente na sessão esteve Rafael Oliveira, responsável da “Feel Travel Minho”, que destacou o «bom aproveitamento deste dia simbólico para dar início a uma estratégia que se tem vindo a trabalhar nos últimos tempos».

«Era importante o Município apostar no resto do ano para que ficasse como um destino anual e não sazonal. Em conjunto com as Quintas, tem-se trabalhado com este objectivo, em tornar a época de Primavera/ Verão mais animada e dedicada ao vinho verde. A intenção é criar programas anuais onde cada Quinta irá apresentar a sua animação e desta forma dar motivos extra para vir a Amares, um destino único», acrescentou.

Mais à frente, Rafael Oliveira disse ainda ser «importante pensar que a região dos vinhos verdes precisa de trabalhar de forma mais profissional a questão do Enoturismo. É importante que se desperte para esta oferta que não temos sabido aproveitar. No Minho já temos alguns eventos ligados ao vinho e à gastronomia, mas falta despertar para esta nova dinâmica que tem de se criar dentro das Quintas. Ainda se olha muito para as Quintas da parte de fora dos muros. Temos muito medo de entrar e acho que o “slogan” usado para este primeiro evento é feliz nesse ponto de vista. Queremos que Amares esteja de portas abertas, mas para que isso aconteça as Quintas têm de ser o salão de festas e a porta de entrada. Criar uma relação de proximidade e de amizade até entre o consumidor e o produtor e ainda conhecer melhor aquilo que é feito no território».

«O Enoturismo pode ser uma arma para chamar ao território mais gente e há cada vez mais gente à procura desta oferta», concluiu. 

«PRODUTORES TÊM FEITO TRABALHO CONSISTENTE AO NÍVEL DA PROMOÇÃO DAS SUAS MARCAS»

Já João Pires, Director Comercial da Quinta de Amares, afirmou ser «de suma importância a organização deste tipo de eventos, não só para dinamizar aquilo que é o trabalho contínuo dos produtores na colocação dos seus produtos no mercado», mas também «indo sobretudo de encontro aquilo que é a casta principal produzida não só na região mas em especial em Amares, a casta Loureiro».

«Os produtores presentes no evento têm feito um trabalho consistente ao nível da promoção das suas marcas», referiu João Pires, denotando também que «depois de colocado no mercado é preciso saber apresentar a marca e saber receber todos aqueles que procuram mais daquilo que vão consumir e o que valorizam enquanto produto. Nesse aspecto, este evento torna-se de suma importância para os produtores abrirem as portas e estarem à vontade com essa situação, em receber os visitantes e dinamizar sobretudo uma tendência crescente que é o Enoturismo», atirou.

 

 

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