Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
DISTINÇÃO

DISTINÇÃO -
Shanghai Award 2024. Braga reconhecida no Egipto pelas estratégias de desenvolvimento sustentável

No 12º World Urban Forum, que terminou esta sexta-feira no Cairo, Egipto, Braga entrou no grupo das cidades finalistas do Shanghai Award, uma iniciativa global promovida pela Nações Unidas-Habitat e pela cidade de Xangai, que reconhece as cidades pelo desenvolvimento na implementação da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, foi anunciado este sábado.

“A participação de Braga neste fórum internacional envolveu uma presença activa em sessões focadas no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento de parcerias globais, sublinhando o seu compromisso com a promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma o município bracarense em comunicado.

Braga participou em sessões do World Urban Forum, onde apresentou e discutiu as suas estratégias de desenvolvimento sustentável e colaborou com diversas cidades e organizações internacionais.

Entre os diversos painéis e fóruns em que esteve presente, um dos momentos de a merecer destaque foi da participação foi na SDG Cities Lusophone Initiative – The Portuguese Speaking Countries Example, evento que reuniu cidades de língua portuguesa com o objectivo de “unir esforços em prol dos ODS, reforçando a dinâmica da língua portuguesa na arena internacional das Nações Unidas”.

“Esta iniciativa da ILMO (Iniciativa Lusófona para Municípios ODS) mostrou como as cidades lusófonas estão a trabalhar conjuntamente para a promoção de práticas sustentáveis, incentivando a troca de experiências e colaborando para uma implementação eficaz dos ODS em diferentes contextos do mundo lusófono”, sublinha o comunicado.

GOVERNANÇA E TERRORISMO

Braga também esteve presente nas sessões do projecto URBACT, como o Cities for Sustainability Governance, onde foram discutidas abordagens estratégicas para a governança sustentável em cidades europeias.

Dentro da participação de iniciativas do projecto URBACT inclui ainda outras sessões, como o Cities After Dark, que explorou o desenvolvimento de políticas urbanas sustentáveis e seguras em contextos nocturnos, destacando o impacto destas acções na sustentabilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos.

Outro ponto de destaque foi a participação de Braga na sessão Localising the SDGs through Global Urban Partnerships – Collaborative Experiences from Belgium, Portugal and Palestine, onde foram abordadas não só as experiências de colaboração entre países, mas também os impactos específicos da implementação dos ODS em cenários de crise.

“Nesta discussão, foram abordadas as consequências das recentes acções terroristas em Israel e o impacto destas situações na agenda global para o desenvolvimento urbano sustentável”, lê-se no comunicado.

Para além das sessões, a delegação bracarense foi recebida pelo embaixador de Portugal no Cairo, Rui Tereno, onde foram exploradas possíveis oportunidades de cooperação entre Braga e cidades egípcias.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS