O Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) já está instalado em 19 unidades de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
Em comunicado, a ULSAM adianta que “em dois meses, este sistema foi implementado em 19 Unidades de cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, estando já cobertos vários concelhos, destacamos: Viana do Castelo; Ponte de Lima; Ponte da Barca; Paredes de Coura, Monção; Melgaço; Caminha; Valença e Vila Nova de Cerveira”.
Ainda de acordo com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, este processo de implementação vai continuar, prevendo-se que, nos próximos dias 9 e 11 de julho, seja feita a instalação nas unidades de saúde de: UCSP Darque, USF Arcos Saúde, USF UArcos, USF Vale do Vez e Polo de Lanheses.
A ULSAM iniciou recentemente, em maio do corrente ano, o alargamento do sistema de atendimento telefónico automático, com a funcionalidade de devolução de chamada, para as restantes unidades de Cuidados de Saúde Primários. A implementação deste modelo iniciou com um projeto piloto em 18 de outubro de 2023 na USF Gil Eanes, com excelentes resultados na satisfação dos utentes, garantindo maior equidade de acesso.
“A instalação do Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA), projeto desenvolvido pela SPMS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permite à ULSAM inovar e desenvolver o eixo estratégico da Transição Digital na Saúde”, refere.
Este novo sistema facilita o atendimento nas unidades de saúde dos cuidados de saúde primários, através da implementação da funcionalidade “callback“, garantindo assim, uma resposta melhor e mais rápida aos utentes.
“Promovemos uma articulação mais ágil, no processo de agendamento de consultas para o dia ou consultas programadas, no processo de renovação de receitas, com a vantagem de diminuição do tempo de espera para atendimento ao utente”, pode ler-se na nota.