Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
AMARES

AMARES -
Sistema tecnológico da Câmara de Amares premiado em concurso nacional

A Câmara Municipal de Amares foi premiada num concurso nacional com a solução tecnológica MobileGIS, desenvolvida pelo município.

«Esta solução tecnológica recorre ao SIG (Sistema de Informação Geográfica) e permite a recolha, análise e comunicação de dados espaciais em tempo real, sem custos para o município», refere a autarquia.

Nesta fase, já estão integradas duas soluções, sendo uma para criar o Plano Municipal de Segurança Rodoviária (Transit) e outra o controlo das ligações indevidas à rede de saneamento (Inspectfumos).

«Está praticamente finalizado o cadastro de toda a sinalização vertical a qual será corrigida no próximo ano e já foram identificadas mais de meia centena de ligações indevidas à rede de saneamento. A solução Transit resulta de uma dissertação de mestrado de Lara Cruz, do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, orientada pelo professor e vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro», sublinha.

De acordo com Vítor Ribeiro, «este prémio atribuído pela ESRI Portugal no contexto dos diferentes municípios portugueses é um reconhecimento do trabalho» que está a ser desenvolvido pela Câmara.

«As soluções tecnológicas são desenvolvidas pelo município e por isso sem custos. Este é mais um exemplo em que Amares se destaca pela inovação, transparência e eficiência dos restantes municípios portugueses», conclui.

A distinção foi atribuída no Encontro de Utilizadores Esri Portugal 2022 (EUE 2022) que decorreu em Lisboa.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS