Amares e Terras de Bouro despertam com sol e para uma semana de muito calor. Hoje, grande parte do território do Minho vai registar uma máxima a rondar os 36ºC. A partir das 09h00 de hoje e a 10h00 da próxima quarta-feira, vigora o aviso amarelo do IPMA, para persistência de valores elevados da temperatura máxima.
No distrito de Braga, grande parte das localidades têm previsões de uma subida de 7 a 9 graus na temperatura máxima já esta segunda-feira.
Será, de resto, uma semana será “escaldante”. No distrito de Braga, várias localidades poderão atingir os 40ºC já amanhã, terça-feira, que deverá ser o dia mais quente de uma semana que registará temperaturas máximas entre os 34 e os 40 graus.
As temperaturas começam a aumentar esta segunda-feira em todo o Continente e na Madeira, devido a uma língua de ar quente, vinda do norte de África, que vai afetar sobretudo a Península ibérica e o Mediterrâneo central, como a França ou a Sicília.
Depois, a partir quarta-feira, a temperatura máxima vai descer para próximo dos 35ºC, mantendo-se, contudo, o calor pelo menos até ao final do mês de julho.
LITORAL NORTE
Na zona costeira do Minho, Viana do Castelo e Esposende, o dia mais quente deverá ser também terça-feira, mas os termómetros não deverão ultrapassar os 32ºC.
Nos restantes dias, a previsão é de que a temperatura máxima varia entre os 26ºC e os 27ºC.
‘LARANJA’ NO INTERIOR
A onda de calor leva o IPMA a colocar todo o continente sob aviso amarelo esta segunda-feira, passando a laranja em localidades como Beja, Évora, Santarém e Portalegre, e depois em Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Setúbal, Vila Real e Viseu.