A “START Esposende”, incubadora do Município de Esposende, foi certificada pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) ao abrigo do programa StartUP VISA. Através deste programa de acolhimento serão «recebidos e incubados empreendedores estrangeiros que pretendem desenvolver projectos de empreendedorismo e/ou inovação em Esposende».
Numa primeira fase do processo decorreu a certificação de incubadoras, com o intuito de «assegurar que estas entidades reúnem condições para acolher cidadãos de estados terceiros, sendo o IAPMEI responsável pela análise, selecção e certificação das candidaturas de empreendedores, bem como pelo acompanhamento da execução do programa».
Em nota enviada, pode ler-se que o IAPMEI destaca que «o papel das incubadoras é de extrema importância no acolhimento, enquadramento e apoio aos imigrantes empreendedores e seus projetos empresariais, desde a fase de criação à instalação, do arranque ao desenvolvimento».
Para o Presidente da Camara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, «esta certificação é reflexo da aposta estratégica do Município e constitui mais um passo no sucesso deste equipamento ao serviço dos investidores, empresários e empreendedores».