REGIÃO

REGIÃO -
‘Taipas Tour’ e ‘Guimarães – Património com Tradição’ vencem Orçamento Participativo de Guimarães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Depois de dois anos de interrupção, estão validados os dois projectos a implementar no Orçamento Participativo de Guimarães 2019, depois de concluída a fase de votação. O projecto ‘Taipas Tour’, com orçamento de 50 mil euros, foi apresentado por José Inácio da Fonseca e o projecto ‘Guimarães – Património com Tradição’, com orçamento de 25 mil euros, foi apresentado por Maria Fernanda Pereira de Faria, receberam os votos exigidos pelo regulamento a fim de serem implementados, no conjunto de oito propostas que foram sujeitas a votação.

Recorde-se que o município reactivou o processo do Orçamento Participativo, que tinha sido interrompido na sequência do acto eleitoral e, ainda, por causa da pandemia, ao submeter os projectos dos proponentes a votos numa fase que terminou no passado dia 22.

TAIPAS TOUR 

Esta proposta visa promover o desenvolvimento sustentável da Vila de Caldas das Taipas, através da promoção dos seus recursos naturais, históricos, desportivos e culturais dentro e fora da localidade. 

O turismo deve ser entendido como um motor de desenvolvimento da freguesia, com impactes positivos na economia local. Assim, este projeto visa promover o que de melhor há na Comunidade. Através da divulgação dos factores diferenciadores do território de Caldas das Taipas, ganhando capacidade de atracção e maior competitividade. 

Este projecto consiste na concepção de um guia com conteúdos turísticos e de sinalética identificativa nos pontos de interesse da Vila de Caldas das Taipas, nomeadamente nos espaços naturais, históricos, desportivos e culturais. A sinalética específica também estará dedicada para a sinalização de percursos pedestres/cicláveis georreferenciados pelos diversos pontos de interesse e deverão estar associados, através de código QR, a material multimédia e descrição. 

A inventariação dos recursos existentes, a recolha de informação e a pesquisa sobre os vários pontos de interesse da comunidade resultarão em conteúdos atractivos de promoção abrangente e eficaz do território, como a construção de narrativas, fotografia e vídeo. Estima-se que a intervenção possa ter até um valor na ordem de 50.000,00€, com IVA à taxa legal em vigor

GUIMARÃES – PATRIMÓNIO COM TRADIÇÃO

A cultura é, porventura, aquilo que melhor define um povo, um país, e a maior e mais rica herança que passa de geração em geração. É a marca por excelência que nos diferencia e torna únicos, sendo também sinónimo de conhecimento, história e memória. E não existe melhor forma de a difundir do que através da sua partilha. 

É com esta filosofia em mente que propomos a nossa ideia: De forma a envolver múltiplas comunidades locais: escolas, associações e organizações, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, protecção, desenvolvimento, e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas, propõe-se no envolvimento do projecto: Um grupo de alunos dos agrupamentos de escolas de Francisco Holanda e de Pevidém, jovens empreendedores do ‘Pão com Tradição’ e o parceiro A Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães, CIPRL, realização de workshops de bordados e olaria para partilha com escolas da comunidade Nova Iorquina. 

‘Pão com Tradição’ – realização de um workshop de confecção de broa de milho e oficina de sabores com alunos para as escolas portuguesas de Nova Yorque. Pedra Flor – loja Ecológica, oficina de encadernação de costura portuguesa. 

Decorrente do trabalho efectuado, e através de carta de interesse remetida pelo Art Institute, deslocaríamos os alunos a esta entidade em Nova Iorque, de molde a realizar esta partilha com a comunidade portuguesa dessa cidade. Participar na sexta edição do evento ‘Portugal in SoHo’. 

Promovido pelo Art Institute, organização independente sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza eventos culturais e artísticos protagonizados por portugueses e para partilhar a cultura portuguesa nos EUA. 

Exposição final com apresentação dos resultados do intercâmbio na devolução das aprendizagens e experiências à comunidade. 

Além de valorizar, promover e divulgar as Artes, os Ofícios e as Tradições da região de Guimarães, esta ideia pretende também valorizar e apoiar projectos culturais na comunidade desenvolvidos entre escolas e instituições da comunidade, aproximando a arte e o património dos cidadãos, em particular os jovens, encorajando-os cada vez mais a descobrir e a envolver-se com o património cultural, reforçando o sentimento de pertença à sua cidade.

 

LEGENDA:  Maria Fernanda Pereira de Faria, autora do Projecto Guimarães – Património com Tradição

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS