REGIÃO (Ponte de Lima)

REGIÃO (Ponte de Lima) -
Teatro Diogo Bernardes registou 11 mil visitantes em 2023

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, registou 11 mil visitantes em 2023. O Município de Ponte de Lima regista, assim, um crescendo da procura dos espetáculos.

Segundo a autarquia, o resultado é “fruto de uma maior abrangência eclética da oferta, da dinamização de diversas ações de mediação de públicos e da implementação de um novo projeto educativo”. Com isto, verificou-se um aumento do número de espectadores no ano de 2023, com a presença de cerca de 11000 espectadores.

Depois de dois anos, 2020 e 2021, “em que os reflexos dos constrangimentos, limitações e alteração dos hábitos de consumo provocados pela pandemia da COVID – 19 se fizeram sentir na afluência de públicos”, o “ano de 2022 foi de franca recuperação e o ano de 2023 de forte subida e ganhos”. de públicos comparativamente com os anos anteriores. De 2022 para 2023, o Teatro Diogo Bernardes registou uma taxa de crescimento de 43%.

Os espetáculos que registaram maior afluência de públicos, em termos da oferta, foram o Teatro, a Música e a Dança. “Salientamos também os novos segmentos acolhidos com maior regularidade, a Ópera, o Stand Up, o Novo Circo ou Circo Contemporâneo”. O Teatro Diogo Bernardes destaca, ainda,  “o reforço das coproduções com outras estruturas artísticas e/ou equipamentos culturais no âmbito da RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros), nove no total”, “bem como a realização de cinco estreias absolutas e uma estreia nacional”.

As ações de mediação de públicos e serviço educativo, através das visitas encenadas, visitas guiadas e oficinas são também apontadas como causa do crescimento no ano passado. O Teatro Diogo Bernardes, enquanto equipamento cultural integrante da RTCP e apoiado no âmbito do apoio à programação pelo Ministério da Cultura através da DGArtes, compromete-se a “continuar a orientar a sua estratégia de programação através da diversificação e do reforço da qualidade das atividades desenvolvidas, do estímulo à participação/desafio da população do território de Ponte de Lima, bem como ao incentivo a novas parcerias com outros equipamentos culturais e/ou Instituições”, finaliza.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS