Juntaram-se várias gerações para celebrar o teatro na Ucha, em Barcelos, este fim-de-semana. O grupo “Pioneiros da Ucha” cumpre 100 anos e, para celebrar, recriou o seu primeiro espetáculo.
Mais de 200 pessoas assistiram à recriação do primeiro espetáculo de teatro na Ucha. O palco foi o mesmo de há 100 anos, a zona exterior da “Casa da Eira”, uma propriedade agrícola.
A tradição dramática remonta a 1925, naquela localidade minhota, e as comemorações arrancaram «para lembrar todos os que ousaram, na altura, representar», apontou Cláudia Faria, membro do grupo.
«É tempo de homenagear todos os que perceberam que através da arte era possível congregar, conviver e entreter», lembrou.
«Uma freguesia pequena ter uma memória tão viva desta manifestação cultural que aconteceu há 100 anos é muito importante» sublinhou o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, que assistiu à recriação.
A representação do “Auto do Baile dos Reis” esteve a cargo da A.C.R.A. – Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira, a mesma que encenou a peça nos anos 20 do século passado.
O legado do teatro na freguesia está, agora, nas mãos do grupo amador “Os Pioneiros da Ucha” que também subiu ao palco, na noite deste sábado, com a peça “Morto e abandonado”.
«Queremos agradecer ao público por a cada nova peça nos fazer sentir que vale a pena o esforço, que vale a pena abdicar tantas vezes das nossas vidas e afazeres pessoais para nos dedicarmos a criar um momento para todos», afirma o presidente do grupo, Filipe Gomes.
Também o autarca da freguesia, António Costa, considerou ser uma «honra» celebrar um século de história de teatro e lembrou que «uma freguesia não vive só de ruas e estradas, vive também de cultura» para explicar a aposta que quer manter na manifestação artística da localidade barcelense.
«O teatro está vivo na Ucha e está para durar», acrescentou António Costa.
Na semana passada, o grupo de teatro amador “Os Pioneiros da Ucha” recebeu a visita do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, que elogiou o trabalho voluntário realizado.
«O Estado está aqui simbolicamente a dizer-vos que apreciamos o vosso trabalho e que estamos a dar uma palavra de estímulo, sobretudo numa terra que tem esta tradição secular», disse o mesmo, na ocasião.
As comemorações vão estender-se ao longo deste ano. O próximo espetáculo está marcado para dia 12 deste mês, às 21h30, no Centro Paroquial da Ucha. O TPC – Teatro Popular de Carapeços leva a cena “3 em lua de mel”.
Fotos: Município de Barcelos