AMBIENTE – Temperatura da última década no valor mais elevado de sempre

AMBIENTE –
Temperatura da última década no valor mais elevado de sempre

O ano de 2019 foi o segundo mais quente de sempre, só superado por 2016, devido ao impacto do El Niño, fenómeno que teve um impacto substancial no aquecimento do globo. Os dados foram avançados esta quarta-feira pela Organização Mundial de Meteorologia. Com um alerta. A tendência de aquecimento mantém-se nos próximos anos.

As temperaturas dos últimos dez anos foram as mais elevadas desde que há registos. Desde 1980 que cada década é mais quente do que a anterior, avança esta organização. Uma tendência que se deve manter nos próximos anos por causa dos elevados níveis de gases com efeito de estufa na atmosfera.

PUBLICIDADE

A Organização Mundial de Meteorologia apresentou estes dados depois de reunir informação de várias fontes. A temperatura em 2019, concluiu, está 1.1 graus acima da média registada entre 1850 e 1900.

O ano de 2016 continua a ser o mais quente alguma vez registados por causa do impacto que o El Niño teve no globo, com um aquecimento geral com efeitos a longo-prazo.

“A temperatura média global aumentou 1.1 graus desde a era pré-industrial e as temperaturas dos oceanos estão num nível recorde”, afirmou o responsável pela Organização Mundial de Meteorologia Petteri Taalas. Diz este responsável que se seguirmos o actual caminho de emissões de dióxido de carbono poderemos ter aumentos da temperatura de 3 a 5 graus até ao final do século.

De acordo com a Organização Mundial de Meteorologia, o problema é ainda maior uma vez que na última década o que se tem verificado é uma redução substancial da camada de gelo, subida do nível do mar, oceanos mais quentes e eventos extremos.

Todas estas situações estão a ter impacto concreto e imediato na saúde dos seres humanos tal como no ambiente.

“O ano de 2020 começou como terminou o de 2019”, disse Petteri Taalas. “Infelizmente esperamos ver eventos extremos relacionados com o clima em 2020 e nas próximas décadas”.