EDUCAÇÃO - Terras de Bouro acolheu Seminário sobre Sucesso Escolar e Oficina de Formação

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Terras de Bouro acolheu Seminário sobre Sucesso Escolar e Oficina de Formação

No âmbito do Projecto “Ter + Sucesso em Terras de Bouro – Equipa de Apoio ao Aluno e à Família”, o Auditório da sede do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro acolheu, esta quinta e sexta-feira, dias 11 e 12 de Abril, um Seminário subordinado às temáticas “Sucesso Escolar – Um desafio!” e “Oficina de Formação- Um diálogo entre as neurociências e a educação”.

“SUCESO ESCOLAR – UM DESAFIO!”

No primeiro dia foram abordados e debatidos assuntos centrados na questão do sucesso escolar, tais como, “Gestão e mediação de conflitos em contexto escolar”, por Marília Rodrigues, Psicóloga; “O papel do terapeuta da fala nas dificuldades de aprendizagem”, por Ana Gabriela Machado, Terapeuta da Fala; “Os T.P.C – Potenciadores de sucesso escolar?” por Brazelina Marques, Psicóloga e ainda as perturbações de leitura e escrita “Aprender a ler… Ler para aprender…Ler para crescer “, por Paula Teles, Psicóloga.

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OFICINA DE FORMAÇÃO

Na sexta-feira, decorreu uma Oficina de Formação, que teve por objectivo promover “um diálogo entre as neurociências e a educação”, destinada aos Educadores, Professores do 1º ciclo, Psicólogos e Terapeutas da Fala e Professores de Educação Especial.

Foram então apresentados os resultados dos recentes estudos sobre a “Ciência da Leitura”, ciência que se desenvolveu com os contributos da psicologia cognitiva e das neurociências e das suas implicações nas práticas educativas; aprofundados conhecimentos sobre o “Método Fonomímico Paula Teles”, um método fónico silábico de ensino da leitura e da escrita, baseado nos resultados da investigação científica, no estudo e longa prática da autora, professora e psicóloga educacional, na reeducação de crianças e jovens com perturbações da leitura e da escrita; e como implementar o “Método Fonomímico Paula Teles” em situações de sala de aula e de reeducação e reflectir sobre as práticas pedagógicas.

A dupla acção surgiu face ao «levantamento de necessidade de formação dos professores em temáticas especiais» e para «potenciar no Agrupamento de Escola mais condições geradoras de um ensino de qualidade».