Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Terras de Bouro apresenta dispositivo de combate a incêndios rurais

Terras de Bouro realizou, a 16 de maio, uma reunião para reforçar as respostas da Proteção Civil e o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais. O destaque foi a preparação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2025 (DECIR 2025).

O encontro, na Câmara Municipal, contou com a presença de Manuel Tibo, Presidente do Município, e Adelino Cunha, Vice-presidente. Participaram também representantes de entidades-chave como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na pessoa do Comandante sub-regional do Cávado, Major Manuel Moreira; o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), representado pela Eng.ª Manuela Freitas; as Forças de Segurança (GNR/PSP), com o Sargento-Chefe Paulo Vieira; bem como elementos do Gabinete Técnico Florestal Municipal, Nuno Dias, e da Coordenadora Municipal de Proteção Civil, Anabela Simões.

Durante a reunião, ANEPC, ICNF e Forças de Segurança apresentaram as suas áreas de intervenção, com enfoque em Terras de Bouro.

Quanto ao ICNF, foram abordados temas como a previsão do DECIR 2025, a Plataforma de Queimas e Queimadas (PQQ) e a importância da Prevenção Estrutural e Estabilização de Emergência.

A GNR focou-se em aspetos como a Operação Floresta Segura, ações de Sensibilização, Fiscalização, Pré-supressão, Supressão e apoio às populações, Pós-evento e Recuperação.

Por sua vez, a ANEPC partilhou dados sobre as ocorrências de 2024 e do ATI – 2024, além de apresentar a Proposta de Dispositivo Aéreo para 2025, o Planeamento de Ações de Treino Operacional para o mesmo ano e o projeto “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.

Também foi discutido o tema do apoio à decisão no patamar municipal.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS