O município de Terras de Bouro vai avançar com a construção do ecotrilho Homem-Rodas. A apresentação do estudo prévio do ecotrilho realizou-se nos últimos dias, com a participação das entidades diretamente envolvidas.
Trata-se de um trilho com cerca de 11 kms de extensão que liga vários lugares com interesse turístico entre a sede do concelho e o coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês (Mata de Albergaria).
A implementação deste ecotrilho permitirá aos utilizadores da ecovia do Rio Homem, cujas obras estão a decorrer, conhecer as riquezas de toda área ribeirinha do troço do rio Homem que atravessa as freguesias de Moimenta, Gondoriz, Vilar, Chamoim, Carvalheira, Covide e Campo do Gerês.
«Mais que um ativo turístico, o ecotrilho voltará a unir aldeias e lugares, a valorizar propriedades e a agregar pontos de interesse culturais», destaca o município de Terras de Bouro.
Este trilho foi concebido tendo presente estas realidades e a ocupação, mobilidade e usufruto territorial.
Tendo em conta a paisagem existente, foram priorizadas a ligação dos aglomerados populacionais, a mobilidade histórica entre freguesias e propriedades e a ligação das zonas balneares que estão em fase de requalificação.
«De realçar e agradecer o fundamental apoio das juntas de freguesia de Moimenta, Vilar, Gondoriz, Chamoim, Carvalheira, Covide e Campo do Gerês, para além dos Baldios do Campo do Gerês e cujos responsáveis estiveram também presentes nesta sessão, já que só com o seu contributo e disponibilidade tornam possível a concretização de mais um importante projeto turístico para o nosso concelho», sublinha a autarquia.