Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Terras de Bouro integra Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Raia Seca e Gerês-Xurés

Terras de Bouro apresentou, a 15 de novembro de 2024, o Projeto – Raia Seca Gerês-Xurês (RSGX), para ultrapassar obstáculos fronteiriços. Na sequência, decorreu a 06 de maio, em Ourense, no Centro Cultural “Marcos Valcárcel”, a assinatura institucional dos estatutos e do acordo do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) de Raia Seca e Gerês-Xurés.

As intervenções do projeto incidirão sobre o Norte de Portugal e a Galiza, sendo beneficiários a Comunidade Intermunicipal do Cávado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, a Diputación Provincial de Ourense e o INORDE – Instituto Ourensano de Desarrollo Económico.

No total, a intervenção significará um investimento de 347.723,62 €.

«Este plano espera promover o turismo sustentável, valorizando o património natural e cultural da região, enquanto contribui para a dinamização económica e a qualidade de vida das comunidades locais», destaca o Município de Terras de Bouro.

«Com um enfoque na sustentabilidade e na valorização do território, o plano contribui para um futuro mais equilibrado, em que o turismo de natureza desempenha um papel central na promoção de um desenvolvimento partilhado e responsável entre Portugal e Espanha», conclui.

O projeto RSGX é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) e liderado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, conta com as seguintes entidades parceiras, a Comunidade Intermunicipal do Cávado, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, a Diputación Provincial de Ourense e o Instituto Ourensano de Desarrollo Económico (INORDE).

O evento de assinatura contou com a representação oficial do vice-presidente do Município de Terras de Bouro, Adelino Cunha.

O mesmo foi apresentado pelo prefeito de Muíños e terceiro vice-presidente do Conselho Provincial, Plácido Álvarez, presidido pelo presidente provincial, Luis Menor; pelo Ministro da Presidência da Xunta de Galicia, Diego Calvo e contou com o vice-presidente da CCDR Norte de Portugal (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), Beraldino Pinto; o Diretor-Geral das Relações Exteriores da UE, Jesús Gamallo; o delegado territorial da Xunta da Galiza em Ourense, Manuel Pardo; o presidente da Câmara Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista; a representante da Câmara Intermunicipal de Alto Tâmega e Barroso e vice-presidente da Câmara de Montealegre, Ana Isabel Alves Días; e o representante da Câmara Intermunicipal do Cávado, bem como os presidentes de Baltar, Bande, Cualedro, Calvos de Randín, Entrimo, Lobeira, Lobios, Muíños, Monterrei, Oímbra, Padrenda, Quintela de Leirado e Verea.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS