O concelho de Terras de Bouro está classificado como sendo de risco muito elevado de contágio por Covid-19, tal como Amares, pelo que passará a estar sujeito às medidas mais restritivas, nomeadamente recolhimento obrigatório a partir das 13h00 ao fim-de-semana.
O Governo actualizou, esta quinta-feira, a lista de risco dos vários concelhos do país, tendo Terras de Bouro passado de risco elevado para muito elevado, o que representa medidas mais apertadas de contenção da pandemia.
O concelho de Amares está igualmente classificado com risco muito elevado, pelo que manterá as medidas já em vigor.
Como anunciado previamente, o Governo, reunido esta quinta-feira em Conselho de Ministros, reavaliou a situação epidemiológica de cada concelho, actualizou a lista dos concelhos de risco, manteve as regras anteriormente definidas para o período do Natal e procedeu ao agravamento das medidas para o período do Ano Novo.
O novo estado de emergência vigora entre as 00h00 do dia 24 de Dezembro e as 23h59 do dia 7 de Janeiro de 2021.
RISCO MUITO ELEVADO/EXTREMO:
- Acção de fiscalização do cumprimento do teletrabalho obrigatório;
- Uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho;
- Encerramento do comércio aos fins-de-semana a partir das 13h00 e abertura a partir das 08h00, excepto para os seguintes estabelecimentos:
-
- Farmácias;
- Clínicas e consultórios;
- Estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 m2;
- Bombas de gasolina;
- A partir das 13h00, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.
- A proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana e a partir das 13h00 aos sábados e domingos.