Os serviços da Câmara de Terras de Bouro estão a trabalhar na criação de um regulamento que permita implementar uma taxa turística no concelho, o que deverá acontecer a partir de 2023, disse o autarca Manuel Tibo ao jornal “O Amarense”.
«Esse é um assunto que está a ser preparado internamente e em breve deveremos ter um primeiro “draft” [rascunho]. O processo terá de ser aprovado em reunião de Câmara e na Assembleia Municipal, havendo também um período de consulta pública. A expectativa é que entre em vigor no início do próximo ano, depois de tramitado todo o procedimento», explicou.
Em entrevista ao jornal “O Amarense”, publicada na edição impressa de Julho, Manuel Tibo disse que a taxa «será aplicada em todo o concelho» sem diferenciação e que as verbas daí resultantes servirão para reforçar o investimento na vertente turística.
«É um compromisso que assumi e que reafirmo: todas as verbas que possam ser arrecadadas com esta taxa servirão para investir no turismo, nomeadamente em valências, promoção e animação», precisou o autarca, não avançando para já qual será o valor a cobrar.
«É um assunto que ainda está a ser trabalhado. Vamos estudar a melhor forma de aplicar e os objectivos inerentes ao regulamento, percebendo qual o foco em que a taxa vai incidir e de que forma pode ser cobrada», rematou.
Desenvolvimentos na edição impressa de Julho, nas bancas.