A Câmara Municipal de Terras de Bouro solicitou à CCDR-N uma intervenção no Concelho por forma a aumentar a segurança dos turistas e reduzir o número de mortes e feridos daqueles que visitam anualmente a zona do Gerês. A informação foi conhecida esta segunda-feira durante a reunião de trabalho que juntou as entidades na autarquia para que fosse dado a conhecer o actual panorama concelhio nas mais diversas áreas – turismo, património, saneamento, água, entre outras – e quanto às pretensões e apostas do Município para o futuro.
Em nota enviada, pode ler-se que o Município sublinha a necessidade da «criação de condições para aumentar a segurança dos turistas e reduzir as mortes e os feridos decorrentes de uma visita massificada ao Gerês”.
APOSTA NO TURISMO
A aposta na área do turismo foi um dos pontos que ganhou maior relevo na reunião de trabalho, tendo sido expostos vários projectos de requalificação e ampliação de alguns espaços por forma a dotar o Concelho de melhores condições que permitam a permanência dos turistas.
A questão do trânsito automóvel, a requalificação das zonas balneares da barragem da Caniçada e parque de estacionamento adjacente, a criação de um parque urbano na vila do Gerês, a implementação de uma zona de lazer e parque de caravanismo em Balança, a criação do Ecotrilho do Rio Homem, de um teleférico no Gerês e a construção de uma piscina termal, foram alguns dos projectos dados a conhecer.
Na sessão foram ainda abordados outros projectos, nomeadamente, a requalificação da freguesia de Rio Caldo, a conclusão do Bairro da EDP e a requalificação do campo de futebol Municipal, resolver a problemática da água e do saneamento, criar emprego através da dinamização da zona industrial da Balança, a nova Extensão de Saúde de Rio Caldo e a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados em Terras de Bouro, foram também outros dos anseios revelados pela autarquia.