O Núcleo Museológico de Campo do Gerês tem patente uma série de trabalhos realizados pelas turmas do 1º/4ºH, 5ºC, 6ºC e 9ºC, com a orientação dos professores Carlos Falcão e Luís Borges, do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro da Escola de Rio Caldo.
O projeto visa «dar a conhecer e respeitar a fauna do nosso único Parque Nacional e com uma preocupação ambiental, todos os animais foram produzidos com recurso à reutilização de materiais, especificamente o plástico», avança a autarquia.
De acordo com o organismo, «o envolvimento de toda a comunidade escolar foi notório: alunos, pais, funcionários e professores, prontamente reuniram garrafas e garrafões plásticos, que foram chegando à escola pela mão dos alunos de diferentes turmas de 1º, 2º e 3º ciclos.
Esta exposição até ao momento já percorreu as bibliotecas escolares de Rio Caldo, Gerês, E.B 2/3 e secundário de Terras de Bouro e Centro Escolar de 1º Ciclo de Terras de Bouro.
Também esteve no espaço exterior do Jardim de Infância de Chorense, aquando da visita dos elementos da Casa da Ciência de Braga ao Charco Pedagógico construído este ano pelo Clube da Ciência Viva do Agrupamento.
Nas V jornadas Interconcelhias de Bibliotecas Escolares de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde 2023, dia 14 de julho, foram apresentados como uma boa prática pedagógica.