CULTURA

CULTURA -
Theatro Circo recebe peça de teatro sobre emigração clandestina no Estado Novo

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Theatro Circo, em Braga, recebe esta sexta-feira, a partir das 21h30, a peça de teatro “O Salto”, escrita e encenada por Tiago Correia, que aborda o drama da emigração portuguesa, de forma clandestina, durante o Estado Novo.

Tal como o nome revela, “O Salto” transporta-nos para um dos mais conturbados períodos da história em Portugal, a emigração pela procura de dar o salto para uma vida melhor no decorrer da guerra colonial.

No início dos anos 1970, um grupo de jovens debate-se pela sobrevivência, numa acidentada tentativa de emigração clandestina. Um jovem, envolvido em esquemas, endividado e perseguido, faz-se de passador para explorar o grupo que, como ele, mas por diferentes motivos, atravessa a fronteira a salto.

Depois de uma perseguição policial, um trágico acidente de carro acaba por pôr em risco os que confiaram na sua palavra. Gravemente feridos e nas malhas de uma busca policial, terão de fazer escolhas difíceis sobre quem segue em frente e quem fica para trás.

“O Salto” é um projeto de investigação e dramaturgia original sobre a emigração portuguesa nos anos 60/70 do século passado, que pretende levantar o véu a um período da história recente que permanece um tabu – pela miséria e obscurantismo em que se vivia, pela opressão da ditadura ou porque invoca o tema dissidente da deserção à guerra colonial.

Um drama inspirado em testemunhos reais para registar e desconstruir memórias vivas da história portuguesa e construir uma trágica situação limite, que impele as personagens, na luta por melhores condições devida, a enfrentarem a própria morte e a revelarem as contradições mais profundas da natureza humana.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS